quarta-feira, 24 de outubro de 2012

A importância da música




A música é um extraordinário instrumento para agrupar pessoas e de alguma forma, fixar mensagens.  Através dos tempos, a música tem envolvido a humanidade de diversas maneiras provocando também reações e comportamentos que muitas vezes não são explicados logicamente.

A importância da música

Música é mencionada na Bíblia mais de 800 vezes. Isto pode fazer com nós notemos a ênfase que as Escrituras dão a esse assunto.  Dança é mencionada cinco vezes, Missões é mencionada 12 vezes, Ordem de brados 65 vezes, Justificação é mencionada 70 vezes, Ações de graças 135 vezes, Santificação 72 vezes, Canto 287 vezes, batismos 80 vezes, Alegria é ordenada 288 vezes, tocando instrumentos musicais 317 vezes, Louvor é mencionado 322 vezes.

Música é uma das formas que Deus deseja que respondamos a Ele, baseado nas muitas referências encontradas nas Escrituras.

Salmos 100:2 diz, “apresentai-vos diante Dele com cânticos.” Isto é um protocolo. Se estamos indo à presença do Rei dos reis e Senhor dos senhores, devemos ir cantando. Música é importante e o Pai gosta disso.

A Bíblia indica em I Crônicas 6:31-32; 25:1-7 que Davi constituiu ministros e Levitas na casa do Senhor com o propósito de proverem música.  Eles ministravam a Deus dia e noite com cantos e instrumentos, fazendo isso em tempo integral. I Crônicas 9:33 Davi reconhece a importância de canto e louvor no tabernáculo e que isto deveria tomar todo o tempo.

Isto indica a importância que a música deve ter em nossos cultos hoje. Música nunca significou ser apenas um quebra-gelo ou um exercício de aquecimento. Música é uma parte importante do relacionamento entre Deus e o seu povo.

O fato do maior livro da Bíblia (Salmos) ser um livro de música parece ter escapado da atenção de muitos crentes na igreja. Quantos líderes dão suficiente atenção ao ministério de Louvor e Adoração em suas Igrejas? Quantos têm o desejo de verdadeiramente serem ministros de louvor a Deus? Porque é tão escasso a atenção dada a música nas igrejas nos seminários teológicos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário